Amostragem de solo para a elaboração do plano de aplicação de vinhaça - PAV

As amostragens de solo para elaboração do PAV são feitas tanto para caracterização da qualidade ambiental do solo como de sua fertilidade química, seguindo as normas CETESB para tal.

Caracterização da qualidade ambiental do solo

Procedimentos para amostragem:

Subdividir as áreas de cultivo de cana-de-açúcar em, no máximo, 10 parcelas homogêneas de até 100 hectares cada, considerando o tipo do solo, o histórico de aplicação de vinhaça e a posição no relevo;

Em cada parcela homogênea, selecionar, aleatoriamente, 3  subparcelas, com aproximadamente 1 hectare cada;

Em cada subparcela de 1  hectare, coletar 30 subamostras, aleatoriamente, no sentido horizontal, na profundidade entre 0 e 0,20 m, que serão utilizadas para compor uma amostra.

Desta forma, em cada parcela homogênea serão produzidas 3 amostras de solo, totalizando, no máximo, 30 amostras, caso sejam definidas 10 parcelas homogêneas.

Amostragens acreditadas pelo CGCRE sob o nº CLR0439

Caracterização da fertilidade química do solo - Norma CETESB P4.231

Procedimentos para amostragem:

Subdividir as áreas de aplicação de vinhaça em parcelas homogêneas quanto à classificação do solo e posição no relevo, de no máximo 100 hectares cada.

A cada 10 ha da parcela homogênea, coletar 3 amostras simples, retiradas em posições distintas da área (linha e entrelinha da cultura), que resultarão em 30 amostras simples em 100 ha. As amostras simples deverão ser coletadas na profundidade de 0 a 0,80m.

Após a coleta de todas as amostras simples da parcela, elas deverão ser misturadas para produzir 1 amostra composta, que deverá ser encaminhada para análise de fertilidade. Os limites das parcelas homogêneas e seu ponto central georreferenciado deverão ser representados em mapa. A identificação atribuída a cada parcela (N1, N2, etc.) deverá ser idêntica em todos os planos anuais de aplicação de vinhaça, para acompanhamento do histórico de aplicação

Amostragens acreditadas pelo CGCRE sob o nº CLR0439
ENDEREÇO
Dinardo Miranda Laboratório de Análises Agrícolas
Av. Patriarca, 1840 – 14031-580 Ribeirão Preto, SP
(16) 3919-1018 – dmlab@dmlab.com.br.