3. Amostragem de outras culturas
Para talhões de até 10ha, recomenda-se a coleta de uma amostra composta por duas sub-amostras por ha, recolhidas em toda área. Para tanto, deve-se caminhar com 2 baldes e um enxadão. Em cada ponto de amostragem, deve-se arrancar as plantas e, de cada uma coletar uma parte de suas raízes. Estas raízes serão armazenadas em um dos baldes. No outro balde, coloca-se um pequeno punhado de terra. Prossegue-se dessa forma até coletar todas as sub-amostras da área. Para talhões cultivados com café ou laranja, cada sub-amostra será coletada sob a saia da planta, tomando-se o cuidado de coletar raízes grossas e finas e, se possível, retirando parte do peão da planta. Ao terminar a amostragem do talhão, o solo deverá ser homogeneizado, separando-se uma amostra de aproximadamente 500g, enquanto das raízes, homogeneizadas, retira-se uma amostra de 50g. Em seguida, parte da terra (aproximadamente 250g) é colocada em um saquinho plástico. Sobre ela, coloca-se a amostra de 50g de raízes e, em seguida o restante da terra (250g).
Assim, cada amostra será composta por cerca de 50g de raízes e 500g de terra. O saquinho contendo a amostra deverá ser fechado, e devidamente identificado. Durante o dia, enquanto as amostras são coletadas em campo, aquelas já adequadamente acondicionadas em saquinhos plásticos e identificadas devem ser mantidas em caixa de isopor (Figura 6), na sombra, a fim de evitar a incidência direta de raios solares sobre elas, que podem esquentar a amostra e matar os nematóides presentes.
Depois de coletadas em campo, as amostras podem ser armazenadas por breve período (no máximo 1 semana) até serem enviadas ao laboratório para análise. Este armazenamento deve ser feito em local fresco, de preferência com condicionador de ar, onde não recebam luz solar direta (Figura 7). Não é conveniente armazenar as amostras em geladeira ou em freezer, pois elas tendem a se deteriorar muito rapidamente quando retiradas destas condições.
Como opção, os dados de cada amostra podem ser informados em ficha apropriada, cujo download pode ser feito abaixo (veja abaixo). Esta ficha deve ser entregue ao laboratório juntamente com as amostras.